sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Ateísmo x Teísmo

O ateísmo, convicção de que deus não existe, é contrapartida ao teísmo, doutrina que afirma a existência pessoal de Deus e sua ação providencial no mundo. Não se trata, porém, de questão meramente conceitual, pois o alcance dessas formas de vislumbrar a existência, ultrapassou, faz tempo, o campo dos debates filosóficos e teológicos. O ateísmo e o teísmo são certezas, baseadas em critérios próprios, que estão em permanente confronto.

O mundo esteve acostumado a assitir ao crescimento e monopólio do criacionismo em detrimento do ateísmo. Eis que de forma mágica os ateus saíram do "armário" e começaram a se manifestar de forma incisiva contra o preconceito que se instalou contra a forma de pensar, contrária ao teísmo.

Hoje podemos afirmar que é possível um debate. Os ateus estão assumindo suas convicções e fazendo valer seus direitos de igualdade. Não é feio ser ateu, como se ousou fazer o mundo pensar. É normal ser ateu, assim como é normal ser criacionista. O que se precisa implementar é o respeito entre as duas correntes a fim de que se possa conviver civilizadamente.

Eis o fito deste blogue: fomentar a discussão imparcial entre o ateísmo e o teísmo, contribuindo para o crescimento das relações humanas.

10 comentários:

  1. Debate~por~Debate não leva a nada, só discussão,como disse Paulo,...discussões inúteis(1Tm.1.6).A Bíblia já decretou o que pensa dos tais que se opoem à Deus,Salmos 14.1; Salmos 10.4

    ResponderExcluir
  2. SIMPLESMENTE QUANDO SE ENTRA EM DEBATE COM ALGUÉM,SEMPRE SE ENTRA EM DESACORDO E (DISCUSSÃO)
    PORQUE AS PESSOAS NÃO RESPEITAM A IDEIA DOS OUTROS..QUERENDO IMPOR A SUA...........

    VOU VOLTAR
    BEIJO

    ResponderExcluir
  3. Temos que entender bem claramente o seguinte:
    O que temos que respeitar é o direito das pessoas acreditarem no que desejarem e não suas crenças. Sou agnóstico hoje e de forma alguma concordo com idéias religiosas, mas entendo quem acredita e segue, pois já fui assim. Temos sempre que manter um bom nível nas discussões, evitando ataques preconceituosos, mas os dois lados devem entender que nenhum cederá um milimitro em suas convicções, mas devem entender que o outro possa ter suas idéias. É o mesmo respeito que um palmeirense deve ter com um corintiano e vice versa, nenhum jamais admitirá que o outro está certo, mas (se não for burro), deverá entender a paixão do outro. Este na verdade é um péssimo comparativo, pois paixões emburrecem. Por isso, sou também "afutebolista".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo! Sou Teísta, mas respeito tranquilamente o direito de quem não é. Tenho dois filhos e um deles é Ateísta e não vejo nenhum mal nisso. O problema é que hoje as pessoas querem impor suas convicções aos outros, ao invés de respeitá-las. Quando esse comportamento é exagerado, pode-se chamar esses que exageram em fundamentalistas. O momento atual que vivemos, está cheio de fundamentalistas e a tendência é o acirramento dessa disputa infantil que não leva a lugar nenhum e gera conflito até nas famílias. Atualmente estamos vivendo esse fundamentalismo, principalmente na POLÍTICA, infelizmente!

      Excluir
  4. Posso estar errado, mas um fator bem claro pode ser observado no processo de desmistificação do ser humano: O caminho é sempre da religião para o ateísmo e nunca o inverso. Para quem é agnóstico ou ateu, simplesmente nada pode fazê-lo mudar de idéia, já um religioso, estaria sempre sujeito à entender a realidade e se desligar dos dogmas.
    "A bíblia se lida adequadamente é o maior convertedor de cristãos em ateus"
    O que acham sobre isso?

    ResponderExcluir
  5. Este tema é bastante oportuno,pois o ateismo tem se avolumado e expandido.Poucos teológos tem paraticado um teismo convicente, aoponto de destruir com todos os argumentos dos ateus,precisa-se estudar mais.Orar e agir a fim de sejamos como teistas vencedores.
    www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Danilo, a tendência, com o aculturamento do povo, maior acesso á informação, é a desmistificação do mundo. Nunca antes tanta informação se tornou disponível, o que freia ainda o desenvolvimento do ser humano, infelizmente é a preguiça generalizada para a leitura, 90% do povão simplesmente não lê, dos 10% restante que lê algo, a grande maioria só vai atrás da coluna de esportes nos jornais. Mas a tendência é a desmistificação irreversível, eu mesmo, já educo meus filhos com conceitos bem claros de ética e boa conduta e ensido a eles o engano que foi a religião, no mesmo nível das crendices populares.

    ResponderExcluir
  7. carlos disse...
    Debate~por~Debate não leva a nada, só discussão,como disse Paulo,...discussões inúteis(1Tm.1.6).A Bíblia já decretou o que pensa dos tais que se opoem à Deus,Salmos 14.1; Salmos 10.4


    discussão inutil criou paulo ao escrever tanta baboseira e falsificar a vida de tanta gente..

    ResponderExcluir
  8. O grande problema está em tentar discutir teologia e filosofia em relação a Fisica, Quimica e Biologia. Será sempre uma perda de tempo.

    ResponderExcluir
  9. Não caí no engodo de discutir filosoficamente a inexistência de Deus. Para mim o deus de Israel é uma invenção com fito de controle social. É essa que incomoda, pois quer submeter toda a humanidade. Outra possibilidade eu desconheço e vivo muito bem sem ela. Aproveito a oportunidade para uma divulgação procedente:A religião percebida como um instrumento político é bem diferente de quando é percebida como um instrumento de aperfeiçoamento moral. A tendência é que ela seja apreciada preferencialmente pela segunda possibilidade. No entanto, é sob o ponto de vista secular que faço essa reflexão a respeito da origem do cristianismo. Conheça um pouco mais a respeito da maior farsa histórica de todos os tempos. Visite a página do livro A Origem do Cristianismo em Reflexão no Facebook:
    https://www.facebook.com/aorigemdocristianismoemreflexao?ref_type=bookmark
    E adquira o seu exemplar em:
    http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1702&idProduto=1734
    http://www.editoramultifoco.com.br/loja/

    ResponderExcluir