segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Deus e o Toxoplasmose Gondii

O Toxoplasmose Gondii é um protozoário parasita intracelular do grupo apicomplexa como o plasmodium da malária. Possui três formas infectantes em seu ciclo de vida: oócitos, bradizoítos contidos em cistos e taquizoítos. O toxoplasma só pode reproduzir se as formas excretadas nas fezes dos gatos forem ingeridas por animais caçados por gatos. Se for ingerida por seres humanos, a sua reprodução se torna inviável, uma vez que só no intestino dos felídeos o protozoário se replica dando origem a várias gerações de toxoplasma através da reprodução assexuada.

Os gametas masculinos e femininos descendem do mesmo parasita e fundidos dão origem ao zigoto que após segregar a parede cística dá origem ao oócito que é expulso aos milhões junto com as fezes. Já no exterior sofre divisão meiótica formando dois esporosítos cada um com quatro esporozoítos. Uma forma altamente resistente a desinfetantes e pode durar até cinco anos em condições úmidas. Estas podem ser ativadas em taquizoítos se forem ingeridas por mamíferos, que passam a ser hospedeiros. Os taquizoítos podem se infectar e replicar em todas as células dos mamíferos, exceto nas hemácias. Uma vez ligada à célula penetra-a, forma um vacúolo parasitóforo dentro do qual se divide. A replicação do parasito continua até que seu número no interior da célula atinja uma massa crítica provocando sua ruptura e liberando parasitos que irão afetar as células adjacentes.

Algumas destas formas produzem oócitos contendo muitos bradizoítos ocorrendo em muitos órgãos do hospedeiro persistindo no SNC (Sistema nervoso central) e nos músculos. A toxoplasmose pode ser adquirida pelo ser humano através da ingestão de água ou alimentos contaminados com oócitos esporulados. Pode ser transmitida congenitamente, ou seja, da mãe para o feto, mas não de pessoa para pessoa. Os pássaros, ratos, coelhos e as cabras são os animais mais propensos à infecção. O ciclo só se completa se o animal infectado for caçado e devorado por um felídeo, aí os cistos libertam os parasitos dentro do seu intestino infectando o novo hóspede definitivo.

A ciência já identificou as causas e os efeitos da toxoplasmose no organismo dos hospedeiros. Os cistos crescem e podem afetar negativamente as estruturas em que se situam, mais freqüentemente músculos, cérebro, coração e retina, podendo levar a alterações neurológicas, problemas cardíacos ou cegueira.

Os ratos infectados pela Toxoplasmose Gondii ficam mais lentos, com visão parca e eufóricos. Por achar que podem, se tornam presas fáceis para o gato. Causas inteligentes são necessárias para explicar as complexas e ricas estruturas da biologia e que estas causas são empiricamente detectáveis. Aos criacionistas, não adianta tentar justificar estas e outras estruturas complexas da biologia dando estes créditos ao DI (Design inteligente). O DI é uma forma moderna do tradicional argumento teológico sobre a existência de um Deus modificado para evitar especulação a respeito da natureza ou identidade do criador por um processo não direcionado como a seleção natural.

Não existem meios para dimensionar a ignorância.


Nota: Pretendo trazer para o debate as postagens de teístas e ateístas. Inauguro com esta do Altamirando Macedo.

Enéias Teles Borges

Um comentário:

  1. Enéas,todas as vezes que quiser replicar alguma postagem extraída do "O lado ou a parte", esteja confortavelmente à vontade.
    Estou postando uma série denominada "O que todo criacionista deveria saber". São 20 partes e nelas eu faço um resumo "resumido" de alguns tópicos em seqüência da história tentando envolver em simbiose, o criacionismo e o evolucionismo. Entre elas eu posto minhas herezias.
    Não sou ateu,sou descrente pois tenho noção de grandezas. Vou seguir AteísmoXTeísmo com muitos comentários, espere-me.

    ResponderExcluir