domingo, 19 de junho de 2011

Como os Ateus respondem às questões básicas da vida?


Autor: Cleiton Heredia

Aqueles que compartilham da crença em uma ou mais divindades frequentemente julgam os ateus como pessoas confusas e sem um rumo certo na vida, pelo motivo deles não poderem responder "satisfatoriamente" às perguntas básicas da vida.

É claro que as respostas que eles consideram satisfatórias são somente as respostas que vão ao encontro de suas mais acalentadas expectativas, onde estão presentes dois elementos básicos: segurança e esperança.

Apresento a seguir um quadro comparativo relacionando as cinco perguntas básicas da vida e como as mesmas são respondidas pelos teístas e ateístas. Existe ainda uma coluna intermediária entre as respostas teístas e ateístas que resumem a forma como os teístas entendem que estas perguntas são respondidas pelos ateus.

É óbvio que as respostas dos teístas podem variar em função do segmento religioso a que pertencem, mas em regra geral elas não fogem muito daquilo que está sendo apresentado como referência. Da mesma forma, as respostas dos ateístas podem não ser exatamente as mesmas, porém procurei apresentar aquilo que entendo expressar melhor o pensamento da maioria.


Respostas Teístas
Respostas Ateístas no entendimento dos Teístas
Respostas Ateístas
Quem sou eu?
Sou um ser criado à imagem e semelhança de Deus.
Sou um acidente do acaso.
Sou um ser humano.
De onde eu vim?
Vim de Deus, ou seja, sou consequência do planejamento de um Criador amoroso.
Vim de uma grande explosão cósmica.
Sou consequência de uma raríssima combinação de fatores.
Por que eu estou aqui?
Estou aqui para fazer a vontade do Deus que me criou, que deseja a minha felicidade presente e futura (salvação), bem como que me capacita a revelá-lo ao meu próximo de forma que este também encontre a sua felicidade presente e futura.
Sei lá! Acho que é para morrer.
Tendo em vista a raridade que é a vida, estou aqui para desfrutá-la com toda a responsabilidade e vontade de quem a considera como única e insubstituível.
Como eu sei o que é certo e o que é errado?
Deus é o único referencial verdadeiro para se saber diferenciar o certo do errado. Sua vontade está manifesta em sua palavra revelada.
Não sei! Mas acho que se é bom para mim, então é certo, se é mal para mim, então é errado. Eu sou a lei para mim mesmo.
Assim como considero minha vida única e insubstituível, desta mesma forma aprecio e valorizo a vida do meu semelhante, sendo que considero "certo", tudo aquilo que me permita ser feliz sem impedir que meu próximo também o seja, e o "errado" é exatamente o oposto disto, ou seja, procurar cada um a sua felicidade sem considerar a felicidade dos demais.
O que acontece quando eu morrer?
Vou voltar para Deus e viver eternamente ao seu lado.
Morreu, acabou! Vou ser como se nunca houvesse existido.
Para o que morreu, nada. Para aqueles que ficaram, permanecerá apenas a memória (lembrança) daquele que se foi.

Você percebeu como, no caso dos teístas, cada uma destas respostas procura preencher a ânsia do ser humano em busca de segurança e esperança?

Você também notou, pela forma como os teístas entendem que os ateus respondem a estas perguntas, como é inevitável eles os julguem como pessoas vazias, sem rumo, infelizes, inseguras e sem esperança?

Ao meu ver, pela forma que eu entendo que os ateus respondam a estas perguntas, não consigo interpretá-los como pessoas completamente desprovidas de segurança e esperança. Acredito que a segurança de um ateu se encontra no fato de procurar viver da melhor forma sem prejudicar a ninguém, e a sua esperança no desejo de que todos ajam da mesma maneira.

É claro que as respostas dos teístas são muito mais desejáveis e acalentadoras, e não tenho dúvidas que no fundo todo ateu até que gostaria que elas fossem uma verdade irrefutável.

Porém, para um ateu, não se trata de buscar as respostas mais agradáveis ou as alternativas mais desejáveis, mas sim de buscar a verdade seja ela qual for, procurando sempre adequar da melhor forma a sua vida a aquilo que a sua razão e consciência aprovam.

3 comentários:

  1. Estamos juntos nessa...
    http://ateismoxteismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. APENAS NÃO CONCORDO QUE NÃO EXISTA UM CRIADOR.
    COLOCANDO OS PINGOS NOS iiii, EU ACHO QUE MUITOS HOMENS QUE NÃO CREEM EM DEUS, SE DIZEM TEÍSTAS, PARA TIRAR VANTAGEM.
    COM BASE SOMENTE NESTA PESQUISA, CONCLUÍ QUE O ATEÍSTAS TENDEM A SATISFAZER MAIS À VONTADE DE DEUS, DO QUE OS QUE NELE SE DIZEM CRER .
    PODEM SER MAIS SÁBIOS NO ENTENDIMENTO .
    MELHOR DO QUE AQUELES QUE DIZEM TEMER A DEUS, E NÃO TEMEM.
    UM MUNDO ATEU, SERIA MELHOR, DESDE QUE SER ATEU, NÃO SIGNIFIQUE SER UM BÁRBARO DESTRUIDOR DA VIDA E SEM RESPEITO PELO PRÓXIMO.
    APENAS NÃO CONCORDO QUE NÃO EXISTA UM CRIADOR

    ResponderExcluir
  3. tenho só 14 anos e ja posso ver a verdade... A verdade é que Deus nao existe, nós ateus somos mais inteligentes do que os religiosos, pois nos procuramos a verdade e a resposta para tudo e nos podemos provar muitas coisas, e os religiosos sao burros e nao procuram a verdade, eles preferem dizer que deus os criou para nao prescisar estutar os fatos....
    Eu so tenho uma coisa a dizer para os religiosos:
    Estudem ciencia e fisica e depois eu quero ver vc falar que um ET criou vc....

    ResponderExcluir